domingo, 20 de novembro de 2011

Sistema Tegumentar - Pele Humana - pele humana, unhas, pêlos, glândulas, sistema tegumentar, tecido epitelial, glânduas sudoríparas e glândulas sebáceas

Pele humana: composta por três camadas

O que é 
A pele e seus anexos (unhas, pêlos e glândulas) fazem parte do sistema tegumentar. Ela  é composta por três camadas: epiderme, derme e tela subcutânea.   
As camadas da pele 
A epiderme é a parte mais externa e a única que está em contato com o meio ambiente, por esta razão, ela possui também a importante função de proteger o organismo contra os danos causados por agentes externos. 
Ela é composta por tecido epitelial (carente de vascularização) e possui cinco camadas: camada basal, espinhosa, granulosa, lúcida e camada córnea. 
Sua formação se dá através das células epidérmicas (queratinócitos, melanócitos, células de Langerhans e células de Merkel).  
Contudo; excetuando-se a camada basal (única camada que faz contato com a derme), a epiderme é quase que completamente formada por queratinócitos. 
A derme é formada por tecido conjuntivo, que ao contrário do tecido epitelial é ricamente vascularizado. 
Nela encontram-se as fibras colágenas, elásticas e reticulares, além das células formadoras de sua composição (fibroblastos, linfócitos, mastócitos...). 
Ainda na derme, estão presentes algumas glândulas (sudoríparas, sebáceas), terminações nervosas e folículos pilosos. 
Por último, vem a tela subcutânea, também conhecida como hipoderme, esta é composta por células gordurosas. Ela é responsável pela reserva de nutrientes, proteção dos vasos e nervos localizados nos níveis mais profundos. 
É importante saber que quando se pensa em epiderme, derme e hipoderme, deve-se ter em mente que uma depende da outra para o equilíbrio deste importante órgão que é a pele humana, e também para o “perfeito” funcionamento de nosso organismo.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário